administração
É o conjunto de órgãos e agentes do Estado, bem como das demais pessoas coletivas públicas como as autarquias, que asseguram a satisfação das necessidades coletivas, tais como a segurança, a cultura, a saúde e o bem estar das populações. É o conjunto de funções desempenhadas para organizar a administração do Estado.
2. Qual a diferença entre Estado e Governo?
Estado: formação de limites sujeita a sua soberania compõe espaço físico, unidade administrativa de um território.
Governo: detém o poder administrativo num estado, governa, administra a coisa publica, é o conjunto de Poderes e órgãos constitucionais.
2. Descreva e explique os modelos de administração publica no contexto brasileiro.
Patrimonialista: Era marcada pela incapacidade do principio em distinguir entre o patrimônio público e seus bens privados, o governante era o maior beneficiário da riqueza do Governo, havia a corrupção, o nepotismo e o fisiologismo.
Burocrático: Tinha como intuito o de proteger o patrimônio público contra a privatização do Estado, por meio de um serviço público profissional e de um sistema administrativo impessoal, formal e racional. As principais características do modelo burocrático era uma estrutura de autoridade impessoal, hierarquia de cargos baseada em um sistema de carreiras altamente especificadas, cargos com claras competência, livre seleção para preenchimento dos cargos.
Estado gerencial tem uma administração baseada em concepção democrática e plural, garantia de autonomia do administrador na gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros, deve aceitar maior participação dos agentes privados. Orienta-se para resultados, orientada para o cidadão, combate o nepotismo e a corrupção e não adota procedimentos rígidos.
3. Quais os poderes da república e suas atribuições? Legislativo: Responsável pela elaboração das leis (função normativa) Executivo: Responsável pela conversão das leis em atos individuais e concretos.