administração
A elaboração dessa demonstração é facultativa para a maioria das companhias e, quando apresentada, substitui a obrigatoriedade da Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, onde mostram as retenções de lucros, as distribuições de lucros aos sócios, os ajustes de exercícios anteriores, saldos ainda não destinados etc. É obrigatória a publicação dessa demonstração para as companhias de capital aberto, instituições financeiras, seguradoras e algumas outras empresas.
A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido é mais importante que a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, pois para fins de análise, a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido é mais informativa e mostra as movimentações ocorridas com as contas integrantes do Patrimônio Líquido, com base no saldo inicial do exercício anterior até o saldo final do exercício, contendo, portanto, além da demonstração da conta Lucros ou Prejuízos Acumulados, a demonstração do que ocorreu com as demais contas do Patrimônio Líquido: Capital Social, Reserva de Capital, Reserva de Reavaliação e Reserva de Lucros.
Veja os quadros a seguir das Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido da empresa Pirelli Pneus S.A.:
OBS.: AS DEMONSTRAÇÕES DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO ESTÃO NO OUTRO ARQUIVO, POIS A CONFIGURAÇÃO DA PÁGINA ESTÁ EM FORMATO DE PAISAGEM.
1.3.5 Notas Explicativas
As demonstrações financeiras devem ser complementadas com Notas Explicativas, que em muitos casos exigem quadros demonstrativos auxiliares para melhor esclarecer aos interessados pelo Balanço da empresa.
As Notas Explicativas são elaboradas para destacar e interpretar detalhes importantes, informações adicionais sobre fatos passados, presentes e futuros, significativos nos negócios, e resultados da empresa, enfim, explicam as demonstrações para terceiros e procuram garantir transparência aos itens que possam necessitar de maior detalhamento, entre os