administração
Regime de caixa, a apropriação da receita e despesas é feita no momento do pagamento ou recebimento não levando em conta o momento em que são realizadas.
No regime de caixa, a regra de receita e despesa é a seguinte:
A despesa só vai ser contabilizada quando houver um desembolso para está despesa deixando de lado quando ela foi gerada.
A receita segue o mesmo conceito da despesa, só poderemos contabilizar quando recebermos e não na data de geração. Por exemplo, a empresa fez uma venda, e o comprador vai começar a pagar em 30 dias, nesse caso só iremos contabilizar assim que o comprador efetuar o pagamento.
Regime de competência
Regime de competência, é feito no momento que gera a despesa ou receita, então não se aplica o momento em que recebemos ou pagamos. O ponto positivo para este regime é que a empresa acaba se antecipando com despesas ou receitas então o futuro acaba fazendo parte da contabilização.
No regime de competência, a regra de receita e despesa é a seguinte:
A despesa só poderá se contabiliza quando ocorrer o fato gerador da mesma, não nos preocupamos com o momento de pagamento, pois no momento do pagamento já sabemos que contraímos a tal despesa.
A receita é contabilizada, por exemplo, no momento de uma venda mesmo que o pagamento não seja no ato, então a receita é contabilizada no momento da venda.
Companhia Beta contratou, em 01/08/2010, um seguro contra incêndio para sua fábrica, com prazo de cobertura de três anos e vigência imediata. O prêmio foi de R$ 27.000,00, pago em 3 parcelas iguais mensais, sem juros, sendo a última paga em 01/11/ 2010.
Com base nas informações acima responda:
R$27,000. A contabilização será feita no dia 01/08/2010, pois a empresa se enquadra no regime de competência, com isso parte do pressuposto que a despesa é contabilizada no momento gerador, nesse caso o momento gerador é o momento contratado, 01/08/2010.
2) a- Desp. c/ seguros - Seguros a vencer b- Seguros a