logistica
A Logística é a responsável por planejar, realizar operações e controlar as mercadorias nos diversos processos desde sua concepção até o consumidor final.
Segundo Ballou (1993), ela estuda a melhor forma de se atingir maior rentabilidade na distribuição de produtos até o consumidor final, planejando, organizando e controlando o movimento e armazenamento a fim de facilitar os processos de consecução e distribuição dos produtos.
A Logística Empresarial vem sendo utilizada de forma estratégica nas organizações a fim de se obter ganhos em competitividade, já que presenciamos um mercado cada vez mais acirrado, trata-se de um diferencial ao cliente, e importante fator para sobrevivência e manutenção das empresas.
Com o progressivo volume de bens oferecidos ao mercado o processo de distribuição foi acelerado tornando obrigatório o fornecimento de um produto em tempo e local ideal a fim de que as empresas possam se destacar no mercado.
Em contra partida, como crescimento desenfreado de bens produzidos, tem provocado um esgotamento dos recursos naturais e despertando a atenção para o meio ambiente e a consciência ecológica na população. Se a distribuição dos produtos na atividade se faz de forma rápida e ordenada, pelas empresas, o planejamento da cadeia reversa de distribuição desses produtos não tem sido considerado pelas mesmas.
Nesse contexto, surge a Logística Reversa que trata do retorno dos subprodutos não utilizados, por meio de canais de distribuição fazendo o planejamento, implementando e controlando o fluxo inverso ao produtivo.
Foi por volta dos anos 90 que começaram a surgir abordagens sobre o assunto, graças ao aumento da preocupação com questões ambientais, novas legislações, atuações dos órgãos de fiscalização e inquietação por perdas econômicas nas empresas.
A agilidade com que um produto chega ao mercado, o rápido avanço da tecnologia, a alta competitividade das empresas e o crescimento da consciência ecológica quanto