Administração
O MIN é considerado um modelo, ou mapa, que revela todas as áreas presentes em qualquer negociação”, afirma o consultor José Augusto Wanderley. Ele explica que, ao utilizar o modelo, o negociador aprende a organizar o seu conhecimento, identificando essas áreas antes da negociação e depois as colocando em prática, conforme as cinco áreas identificadas no momento de um negócio:
Cenários: Toda negociação tem três cenários. O primeiro diz respeito ao local e às pessoas que estão diretamente envolvidas. O segundo cenário se refere ao que está por traz desses negociadores, tal como pessoas que consideram importantes ou que tem como modelos, que lhes dão os parâmetros a que devem se ater e definem seus limites de autoridade. O terceiro cenário é o macro ambiente econômico, político, social e cultural.
Conhecimento do assunto: Este ponto é de extrema importância, pois negociação é o processo de alcançar objetivos através de um acordo e quem não conhece o assunto não sabe diferenciar um bom de um mau objetivo. Pode envolver, entre outros, aspectos técnicos, econômicos, financeiros, sociais, administrativos, jurídicos, contabilidade de custos e matemática financeira.
O processo de negociação: Quer as pessoas queiram ou não, toda negociação é um processo. Importa em aspectos tais como etapas, estratégias, táticas, superação de impasses e a forma de se efetuar concessões. É aqui que poderemos saber o que vai ser efetivamente implementado e se o acordo foi bem ou mal formulado.
Relacionamentos interpessoais: Esta área diz respeito