Administração
A análise do ponto de equilíbrio (Break-even point) permite compreender como o lucro pode ser afetado pelas variações nos elementos que integram as receitas de vendas e os custos e despesas totais. Corresponde a certo nível de atividades onde o lucro será nulo.
O ponto de equilíbrio representa o nível de volume de vendas ou a receita necessária para que a empresa iguale os seus gastos totais ( Custos e Despesas). O ponto de equilíbrio poderá ser determinado tanto em quantidade quanto em receita total.
Os níveis de receita ou volume de vendas que estiverem acima do ponto de equilíbrio representam o lucro da empresa, assim como a receita e ou volume de vendas abaixo do ponto de equilíbrio representará perdas para a empresa.
A determinação da receita de equilíbrio pode ser obtida por meio de procedimentos gráficos ou aritméticos, devendo, entretanto Ter-se um sistema de custos que permita uma distinção adequada entre os gastos fixos e variáveis. Em outras palavras é necessário que haja a separação dos gastos variáveis “proporcionais” e os gastos fixos “Estruturais”.
O elementos envolvidos na análise do ponto de equilíbrio são: as quantidades produzidas e vendidas e os respectivos preços, determinantes das receitas de vendas; e os custos e despesas variáveis e fixas.
VOLUME DE RODUÇÃO E VENDAS: Também conhecido por análise das relações custo-volume-lucro, o ponto de equilíbrio ignora aspectos relacionados com a formação de estoques, pressupondo que toda a produção seja vendida instantaneamente.
CUSTOS OU DESESAS VARIÁVEIS: São aqueles cujo valor total aumenta ou diminui direta e proporcionalmente com as flutuações ocorridas na produção e vendas. Ex: consumo de matérias-primas e de outros materiais de produção, energia industrial, materiais de embalagem, fretes, comissões sobre vendas, impostos e contribuições calculados sobre o faturamento, etc.
CUSTOS OU DESPESAS FIXOS: São os que permanecem constantes