Renata
Objetivo: analisar propriedades coligativas de algumas soluções por métodos simples.
Resumo: em nosso experimento fervemos água com e sem sal e medimos suas temperaturas.verificamos que suas temperaturas chegaram aproximadamente aos 70e 80 c◦.também mergulhamos um saco(formado de papel vegetal)com suco de beterraba dentro,e observamos que o volume do saco aumentou de tamanho.
Introdução: Propriedades colgativas é a propriedade que aparece nas soluções em função da presença do soluto no solvente. Essas propriedades analisam qual é o efeito qualitativo e quantitativo da presença do soluto no solvente.
Um efeito coligativo é uma modificação que ocorre em certas propriedades de um solvente quando adicionamos nele um soluto não volátil. Essa modificação só depende do número de partículas (moléculas ou íons) dissolvidas - e não de suas naturezas.
Propriedades do solvente modificadas: * Pressão de vapor (efeito tonoscópico) * Ponto de ebulição (efeito ebulioscópico ) * Ponto de fusão (efeito crioscópico ) * Pressão osmótica. (efeito osmoscópico)
Efeitos coligativos:
* Efeito tonoscópico: é a diminuição do vapor do soluto quando se adiciona um soluto não-volatil.
Ex:
A) b)
H20 H2o+soluto 25c◦ 25c
No exemplo A temos um cubo somente com água,por tanto temos uma grande quantidade de partículas gasosas neste cubo.
Já no cubo B temos água e um soluto não volátil,assim esse soluto irá dificultar as partículas do solvente(no caso a água) se transformar em gás.
Portanto observamos que a quantidade de partículas gasosas do cubo B é menor do que do cubo A,por causa do seu soluto,assim a pressão de vapor diminui.
* Efeito ebulioscópico: é quando um soluto não volátil é dissolvido em água, e a temperatura de ebulição da solução formada é superior ao valor da temperatura de ebulição da água