Administração
Segmentar significa dividir mercados heterogêneos em grupos menores, que sejam formados por consumidores homogêneos entre si. Em outras palavras segmentação pode ser definida como “O processo de divisão de um mercado em subconjuntos distintos de consumidores, com necessidades ou características comuns e de seleção de um ou mais segmentos, aos quais se podem dirigir com um mix ou composto de marketing distinto”. Quando as empresas não dividem o mercado, estão usando a estratégia de marketing único ou não diferenciados. Esta abordagem e adequada quando se considera algum mercado em que a oferta é homogênea, como a de produtos agrícolas, ou então em alguns mercados industriais em que o produto é considerado quase uma commodity. No entanto, a maioria dos mercados é segmentada.
A segmentação de mercados para ser implementada, exige o desenvolvimento de três etapas fundamentais.
1- Identificação e definição do perfil de grupos específicos de consumidores potenciais que necessitam ou desejam produtos segmentados.
2- Seleção de um ou mais segmentos de mercado.
3- Determinação e divulgação dos benefícios dos produtos no mercado-alvo.
Pelo exposto, percebe- se que uma empresa tem a opção de segmentar um mercado ou não. Os segmentos são os qrupos de consumidores homogêneos entre si. Depois de formar os segmentos usando algumas das características, conforme será apresentado mais adiante, devem- se escolher aqueles em que se deseja atuar.
Mercado não segmentado: Não recomendada para mercados competitivos. Commodity.
Mercado segmentado concentrado: Escolha um mercado-alvo e desenvolvimento de um composto de marketing para abordá-lo.
Mercado segmentos: as empresas fazem utilização de composto de marketing específico para cada um deles. Quando os administradores escolhem os segmentos, eles estão decidindo sobre o mercado- alvo (Target).
Posicionamento. Posicionar um produto é fazer com que ele ocupe um lugar de destaque na mente do cliente-alvo, o