Administração
TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
RECIFE
2013
BRUNA, CLAYCE, ELIDIANE, METEUS, MOEMA E WILLIAMS.
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Trabalho apresentado ao Profº José Canto como parte dos requisitos de avaliação da Disciplina: Qualidade de Vida no Trabalho - QVT.
RECIFE
2013
INTRODUÇÃO
Alcançar a qualidade de vida é o grande anseio do ser humano, que busca tudo que possa proporcionar maior bem estar e o equilíbrio físico, psíquico e social, uma regra para se obtiver uma vida mais satisfatória. Profissionais de diversos segmentos dedicam-se a arte de descobrir novas formas e maneiras de obterem-se estes anseios.
A Saúde, hoje, é determinada pelas várias condições do meio ambiente, pelas próprias condições de vida dos indivíduos e pelo equilíbrio entre fatores externos e internos do ser humano. Concluímos que o equilíbrio ideal está no equilíbrio global de todos os setores da vida de cada individuo.
DESENVOLVIMENTO
A origem do movimento de qualidade de vida no trabalho começou em 1950, com o surgimento da abordagem sócio-técnica. Somente na década de 60, tomaram impulsos, iniciativas de cientistas sociais, líderes sindicais, empresários e governantes, na busca de melhores formas de organizar o trabalho a fim de minimizar só efeitos negativos do emprego na saúde e bem estar geral dos trabalhadores.
Entretanto, a expressão qualidade de vida no trabalho só foi introduzida, publicamente, no início da década de 70, então com isso surge um movimento pela qualidade de vida no trabalho, principalmente nos EUA, devido à preocupação com a competitividade internacional e o grande sucesso dos estilos e técnicas gerenciais dos programas de produtividade japonesa, centrado nos empregados.
Mas vamos ao conceito e critérios para a qualidade de vida no trabalho. Podemos entendê-la como um programa que visa