administração
Para que houvesse uma harmonia entre os interesses organizacionais e o interesse dos trabalhadores as organizações começaram a utilizar um gestão mais voltada ao ser humano, visando satisfazer as sua necessidades básicas e as decisões eram voltadas para o grupo.
Daí o surgimento da idéia de liderança, onde pode ser dividida em duas orientações: a de produção(autoritária) e a dos empregados que tendem a atingir objetivos de forma democrática.
As relaçoes trabalhistas são permeadas por uma relação mais humana com características psicológicas voltada para um fenômeno de grupo.
Verificou-se também que o objetivo das organizações eram mais facilmente atingidos quando os funcionários eram motivados.
A validade de tal discurso para dissimular a dominação existente nas organizações
Para tornar-se uma empresa mais competitiva é essencial utilizar o maior numero de recursos motivacionais, propiciando uma maior produtividade. Os fatores motivacionais podem ser intrínsecos e extrinsecos.
Os extrínsecos estão voltados para o ambiente de trabalho, a remuneração e as relações interpessoais dos indivíduos. Estes fatores não ocorrendo causam insatisfação comprometendo a capacidade de produção. Os intrínsecos são voltados aos aspectos mais subjetivos, como o crescimento profissional, o comprometimento com o resultado e a função desempenhada.A conjugação perfeita desses dois fatores geram empresas competitivas e com alta produtividade
As relações existentes entre o discurso e os objetivos desses estudiosos
A abordagem estruturalista é uma síntese da escola clássica ou formal ode os interesses dos indivíduos não eram levados em consideração.Já a abordagem das relações humanas entende que a organização mais satisfatória é também a mais eficiente sendo que o indivíduo é extremamente importante dentro do