Administração
É conhecido como o pai do renascimento industrial japonês, bem como um dos gurus da qualidade nos EUA.
Deming entendia como qualidade o atendimento às necessidades atuais e futuras dos clientes. Era esse o seu grande destaque e por isso utilizava informações estatísticas e métodos administrativos para melhorá-la cada vez mais.
Com a sua formação como estatístico foi utilizado durante a segunda guerra mundial para ajudar os EUA na melhoria dos seus materiais bélicos.
Após a segunda guerra mundial foi convidado pelo Japão para ajudar a indústria japonesa. A intenção era mudar a percepção de que o Japão somente produzia imitações baratas para uma nação que poderia produzir produtos inovativos de qualidade.
A filosofia de negócios de Deming pode ser resumida nos seus famosos 14 pontos e no chamado ciclo PDCA. Ambos inspiraram mudanças expressivas em um grande número de empresas e contribuíram significativamente para a história da Administração.
Os seus 14 pontos são:
1. Constância de propósitos Criar constância de propósitos para a melhoria contínua de produtos e serviços para a sociedade.
2. A nova filosofia Adotar a nova filosofia. Deming dizia: “Nós estamos numa nova era econômica, não podemos mais conviver com níveis atualmente aceitos de atrasos, enganos, materiais e trabalhos defeituosos.”.
3. Término da dependência da Inspeção em Massa Eliminar a necessidade da inspeção em massa como uma forma de determinar a qualidade, mas conseguir essa qualidade introduzindo-a no produto.
4. Terminar com o Conceito de Contratos pelo Menor Preço Terminar com a prática de fechar um contrato somente com base no preço. Em lugar disso, exigir requisitos de qualidade, junto com o preço.
5. Melhorar cada Processo Instituir inovação e melhoria constante dos produtos, serviços e processos.
6. Instituir o “on the training job” – treinamento no trabalho Instituir métodos de treinamento no trabalho (on the job training) para todos.
7. Criar