Administração
DISCIPLINA: Administração Mercadológica I
Escola Dinâmica Organizacional Origem: Originou-se no final dos anos 50 e inicio dos anos 60. Foi uma escola diretamente descendente da escola Institucional no sentido em que ambas buscavam explanar o trabalho dos canais de distribuição. Entretanto, a diferença fundamental entre duas escolas estavam nas perspectivas básicas. A escola Institucional utilizou fundamentos econômicos para analisar como o canal de distribuição pode ser estruturado mais eficiente para o beneficio do consumidor final. Ao contrario, a defesa da escola Dinâmica Organizacional moveu sua atenção para o bem estar do consumidor e necessidades dos membros dos canais de distribuição, como os fabricantes, atacadistas e varejistas.
Principais Teóricos:
Vários teóricos, através de seus estudos, contribuíram para a popularização desta escola. Ridgeway (1957) escreveu sobre o canal de distribuição usando a orientação do relacionamento comportamental. Mallen (1963) enfatizou a influencia do conflito, controle e cooperação com relação aos membros do canal. Stern (1969) descreveu a dimensão comportamental dos canais de distribuição, explorando criticamente os assuntos de poder, conflito, cooperação e barganha.
Além das tentativas criarem esclarecer os conceitos descritos acima, outros teóricos da Dinâmica Organizacional tentaram criar modelos gerais de relações inter- organizacionais. Os colaboradores para esta perspectiva foram Robicheaux e El-Ansary (1975); Cadotte e Stern (1979); Stern e Reve (1980); Achrol , Reve e Stern (1983); Frazier (1983); Gaski ( 1984).
Principais Características:
Esta escola pode ser considerada rica nos relacionamentos, definição e integração de conceitos teóricos, para formar-se uma poderosa rede de comunicação.
Foco:
Bem estar do consumidor e nas necessidades das pessoas nos canais de distribuição