Administração
A Administração ou Gestão é a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar.
O termo "administração" vem do latim, que significa direção, gerência. Ou seja, é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.
Administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos. O processo administrativo abrange cinco tipos principais de decisões, também chamadas processos ou funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle.
As seguintes variáveis como, tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia provou em seu devido tempo teve uma diferente teoria administrativa, esquecendo um plano secundário. Ou seja, cada teoria se aplica uma das variáveis citadas acima, Taylor começou com as tarefas na Administração Cientifica, Fayol com preocupação básica na estrutura com a Teoria Clássica, a Reação Humanística surgiu com prioridade nas pessoas por meio da Teoria Comportamental e pela Teoria do Desenvolvimento Organizacional, o ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas completada pela Teoria da Contingencia que por sua vez desenvolveu a tecnologia.
Escolas de Administração sustentadas pelas teorias administrativas.
Escola clássica – A escola tem esse nome, pois seus integrantes criaram e sistematizaram os conceitos fundamentais da administração para o século XX. Os conceitos utilizados na escola clássica são a eficiência, organização e processos produtivos. Os clássicos fizeram as primeiras experiências criaram as primeiras soluções e primeiras ideias, Taylor comandou o movimento da administração cientifica com destaque no combate ao desperdício, Ford já desenvolveu a linha de montagem, Fayol explicou o papel dos gerentes e processo do administrador, Weber lançou a base para o estudo das organizações e burocracias.
Escola das relações humanas