administração
Introdução
A primeira abordagem de qualidade dentro das organizações visava a uniformidade dos processos e não havia uma preocupação explícita com a qualidade. A produção em massa abriu as postas para a pesquisa da qualidade. Como qualidade era sinônimo de uniformidade e o controle de todas as peças produzido era muito demorado, surgiu o controle estatístico da qualidade.
Como definir Qualidade?
Não há uma definição universal para qualidade, mas podemos abordá-la segundo alguns pontos de vista.
Excelência: Nesta definição, elaborada pelos pensadores gregos. Excelência é o que diferencia as coisas superiores das inferiores. Refere-se ao mais alto nível possível sob um aspecto. A idéia é obter a qualidade máxima desde o primeiro momento.
Valor: Esta definição esta ligada ao status que o produto ao serviço proporciona para o comprador. Ela surgiu na ascensão da produção massificada de bens de consumo que tinham baixo preço. Ela faz a diferenciação de produtos que podem ser adquiridos a baixos preços e pela grande maioria da população de produtos que são adquiridos somente por pouquíssimas pessoas a custo muito alto. Esta definição segue uma frase de Freud: “Se quiser qualidade, pague por ela”.
Especificações: Do ponto de vista dos Profissionais da área de exatas, qualidade esta relacionada com as especificações técnicas de um produto ou serviço. Se o Produto ou serviço está de acordo com as suas especificações técnicas, ele tem qualidade. Este conceito esta relacionado com a qualidade planejada para o produto ou serviço.
Regularidade: Qualidade também significa a uniformidade sugerida por Taylor e Ford. A uniformidade sugere confiabilidade do produto ou serviço.
Adequação ao Uso
Como não poderia deixar de haver, existe uma definição exclusiva para o cliente. Neste contexto, há dois significados:
Qualidade do Projeto – este conceito compreende as características do produto que