Administração
Márcia Silva Di Palma
Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná
Docente da FACSUL – Faculdade de Campina Grande do Sul,
Universidade Tuiuti do Paraná e Instituto Martinus de Educação e Cultura
A História é tempo de possibilidades e não de determinismos, o futuro é problemático e não inexorável. Paulo Freire
O presente artigo trata de uma investigação-ação levada a efeito em uma Instituição Privada de Ensino Superior, com vinte e cinco alunos do sexto período da graduação em Pedagogia. O tema da investigação é a utilização pedagógica das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICS). A matriz teórica baseia-se nos estudos de Freire (1970, 1983), Moraes (1997), D’Ambrosio (1999), Behrens (2000), Cortelazzo (1991, 2000), Sancho (1994), Litwin (1997) e Leite (2003), dentre outros.
A pesquisa busca uma reflexão a respeito da instituição escolar, que apesar de estar se atualizando, paradoxalmente se encontra cada vez mais defasada em relação aos avanços ocorridos na sociedade. Embora SILVA (1969, p. 18) explique a sincronia absoluta entre sociedade e escola não seja possível - porque o processo de atualização cultural da sociedade se dá com maior agilidade do que as instituições escolares conseguem selecionar, organizar, adequar e implementar ao ambiente escolar – a partir das duas últimas décadas do século XX esse processo de afastamento entre sociedade e escola vem se agravando (MORAES, 1997; D’AMBRÓSIO, 1999; CORTELAZZO, 1991, 2000).
Com o desenvolvimento das TICs, o ritmo de desenvolvimento vem se acelerando exponencialmente e as instituições escolares, apesar de estarem se atualizando, não estão conseguindo acompanhar a