Administração
A gestão financeira empresarial, especialmente em empresas de pequeno porte, tem sido para grande parte de empresários, um segmento que apresenta dificuldades.
Assim, conhecer e trazer à tona essas dificuldades, bem como os mecanismos solucionadores, como é o caso do Fluxo de Caixa, é produzir informações e conhecimento que poderá contribuir com diversos segmentos, como: a ciência em função do método científico de pesquisa; para a própria empresa, que poderá, por via dos resultados, refletir e aplicar tais ferramentas, no sentido de melhorar a gestão financeira, conhecendo uma situação antecipada, capaz de tomar decisões, que mantenha o equilíbrio financeiro da empresa; para a sociedade de um modo geral, que poderá optar por uma empresa dinâmica, capaz de satisfazê-la.
Por outro lado, não se poderia deixar de reconhecer também a contribuição do estudo para os acadêmicos, que poderão associar as teorias aprendidas na faculdade com a prática desenvolvida na pesquisa.
Diante disso e, da relevância reconhecida em relação ao tema, entende-se que seja um trabalho cuja viabilidade se distingue pela existência de literatura sobre o assunto e ainda, do interesse da autora de desenvolver a investigação.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Identificar um modelo que seja adequado ao gerenciamento do Fluxo de Caixa, visando para a empresa em estudo uma visualização prévia das necessidades, sobras ou faltas de caixa.
2.2 Objetivos Específicos
Entender a gestão financeira na empresa Norte Alumínios, observando a dinâmica do Fluxo de Caixa;
Identificar as vantagens ou aplicabilidade da utilização do Fluxo de Caixa na empresa Norte Alumínios;
Propor um modelo de Fluxo de Caixa, que seja adequado à empresa em estudo, se for o caso.
3 REFERENCIAL TEÓRICO
A gestão, de um modo geral, em muitas empresas micro ou pequenas, não apresenta