Administração
Desde os primórdios da humanidade, o homem associou-se a outros para conseguir por meio do esforço conjunto atingir determinados objetivos. Desse esforço conjunto surgiram as empresas rudimentares, que datam da época dos Assírios, Babilônicos, Fenícios, Egípcios, etc. Porém, a história da administração é relativamente recente, e apareceu com surgimento da Grande Empresa.
O fenômeno que provocou o aparecimento da grande empresa e da moderna administração ocorreu no final do século XVIII(18) e se estendeu ao longo do século XIX (19), chegando ao inicio do século XX.
Esse fenômeno, que trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas foi chamada de Revolução Industrial.
Não podemos deixar de lembrar que a palavra ADMINISTRAÇÂO vem do latim e significa a ação de prestar serviço ou ajuda. Modernamente, administração representa, não só, o governo e a condução de uma empresa, assim como todas as atividades relacionadas com o planejamento, organização, direção e controle da ação empresarial.
A Revolução Industrial, responsável pelo aparecimento da grande empresa, desenvolveu-se em duas etapas distintas.
a) 1ª fase de 1780 a 1860: é a revolução do carvão (como principal fonte de energia) e do ferro (como principal matéria prima). Começa com a introdução da máquina de fiar, do tear hidráulico e posteriormente do tear mecânico, do descaroçador de algodão, provocando a mecanização das oficinas e da agricultura (tecido). Surgiu o sistema fabril (produção em série).
Há uma evolução nos meios de transportes e comunicações, surge á navegação a vapor, a locomotiva a vapor, o telegrafo e o telefone. É o inicio do capitalismo.
b) 2ª fase de 1860 a 1914: é a revolução da Eletricidade e derivados do Petróleo (como a nova matéria prima). É a introdução “definitiva” da maquinaria automática e da especialização do operário. Há uma intensa transformação nos transportes e comunicações; surge a estrada de ferro, o automóvel, o avião, o telegrafo sem