administração
Introduçao
Administrar é Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar, exatamente nesta ordem, pois ninguém organiza algo que não foi planejado, muito menos controla o que não foi organizado, e por ai vai. Além disso, a Administração tem a importante e difícil missão de antecipar as ações da concorrência, reagir quando esta age, estar “plugado” no mundo da informação, ser visionário mas ter os pés no chão. Somente desta forma, uma empresa, como uma Escola, Hospital, Creche, Fábrica etc, pode sobreviver e assim garantir não só sua sobrevivência mas também o emprego de centenas de pessoas (empregados, prestadores de serviço, fornecedores...), a educação, a saúde, bens móveis e outros tão necessários ao dia-a-dia das pessoas.
O Planejar não pode ser uma coisa simples que busca resolver problemas presentes ou causas passadas. É necessário tentar prever o futuro o mais longe possível. Um planejamento eficaz é aquele que busca uma Meta para a instituição, que explicite “onde queremos chegar” e “como devemos chegar lá”, daqui a 5, 10, 15 anos.
Histórico da profissão Administrador e quando surgiu
A história da Administração é recente. No decorrer da história da humanidade, a Administração se desenvolveu com uma lentidão impressionante. Somente a partir do século XX é que ela surgiu e apresentou um desenvolvimento de notável pujança e inovação. Nos dias de hoje a sociedade típica dos países desenvolvidos é uma sociedade pluralista de organizações, na qual a maior parte das obrigações sociais (como a produção de bens ou serviços em geral) é confiada a organizações (como indústrias, universidades e escolas, hospitais, comércio, comunicações, serviços públicos etc.) que são administradas por dirigentes para se tornar mais eficientes e eficazes. No final do século XIX, contudo, a sociedade era completamente diferente. As organizações eram poucas e pequenas: predominavam as pequenas oficinas,