Administração
Resposta: A idéia de organizações como sistemas sociais autoproduzidos é extremamente interessante, mas problemática. Dois aspectos precisam ser levados em conta: o da produção dos componentes do sistema social e o da produção dos elementos que constituem a fronteira que separa o sistema do meio exterior. Esses dois aspectos são importantes para a definição de autoprodução e não podem ser ignorados quando se trabalha com sistemas sociais.
2 – Que exemplos práticos podem ilustrar o conceito da entropia negativa e positiva? Por que as organizações devem adquirir entropia negativa?
Resposta: Entropia representa um processo de degeneração, ou seja, as organizações por conviverem com diferentes contingências podem perder mais ou menos energia, dependendo de sua capacidade. A perda de energia pode levar à morte da organização se esta não buscar fontes para reabastecer o sistema em prol do equilíbrio dinâmico. Devem adquirir a entropia negativa, no caso de lançar uma estratégia para incrementar sua participação de mercado visando à obtenção de maior rentabilidade, conseguindo guardar energia para não desaparecer do mercado.
3- A não-consideração do conceito de entropia negativa tem proporcionado o declínio e a morte das organizações. Você concorda ou discorda? Por quê?
Resposta: Concordo, pois com a entropia negativa a empresa guarda energia para não desaparecer do mercado, sendo assim ele consegue se degenerar.
4 – Quais as idéias centrais da teoria de sistemas? Até que ponto elas podem ser aplicadas, assim como são visualizadas nas organizações nos dias de hoje?
Resposta: Homem funcional: Os papéis são mais enfatizados do que as pessoas em si. Nas empresas, as pessoas se relacionam através de um conjunto de papéis; variáveis distintas interferem nesses papéis. A interação de todas elas (variáveis) é vital para a produtividade da