Administração
“Este trabalho o tem como objetivo abordar o assunto de planejamento, como conceito e seus tipos, dando subsídio para que nós estudantes possamos utilizar o planejamento com mais freqüência e de maneira mais efetiva, de forma que a sua prática possa servir como facilitadora da gestão, da comunicação e do aprendizado nas empresas. Para tanto, serão apresentados um breve resumo sobre planejamento, os critérios para a sua definição e a sua utilidade na gestão das empresas e também de nossas vidas.”
PLANEJAMENTO
O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos. Distinguem-se três tipos de planeamento: planeamento estratégico, tático e operacional.
Planejamento estratégico. Esse é o carro-chefe do planejamento empresarial. Ele, através de uma profunda análise dos aspectos internos e externos, determina o rumo a ser seguido pela empresa para os próximos anos e chefia a alocação de recursos. É por ser complexo que a responsabilidade pela elaboração desse planejamento fica a cargo da alta administração da empresa. Suas características estão relacionadas: projeto a longo prazo, voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa e envolvimento da empresa como um todo. Exige também sete etapas: determinação dos objetivos, análise ambiental externa, analise organizacional interna, formulação de alternativas, elaboração de planejamento, implementação e execução e avaliação dos resultados. Afinal, a implantação das diretrizes propostas pelo planejamento estratégico, por ter característica de