Administração
Anatel decide suspender vendas de Claro, Oi e TIM a partir de segunda-feira
Publicidade
ANDREZA MATAIS
JULIA BORBA
DE BRASÍLIA
Atualizado às 20h18.
A Anatel decidiu suspender a venda a partir de segunda-feira (23) de novas linhas de três das maiores operadoras de telefonia móvel do país: TIM, Oi e Claro.
A medida, antecipada pela Folha, foi confirmada pela Anatel no final desta tarde e afeta venda de pacotes de voz e dados e fez as ações das empresas despencarem na Bolsa.
Leia a íntegra do posicionamento das empresas sobre a suspensão
Saiba como registrar uma queixa contra mau atendimento na telefonia
Anatel promete medidas para reverter falhas na rede da TIM
Começa a proibição de vendas de novos celulares em Porto Alegre
A Anatel tomou a decisão após avaliar dados das três empresas pelos últimos seis meses. Um dos maiores problemas é que as chamadas são interrompidas no meio do telefonema.
Somadas, elas detêm 70% do mercado de telefonia móvel no país.
Esta é a primeira vez que a agência suspende as vendas de três operadoras de uma só vez. Isoladamente, a medida já havia sido adotada contra a Telefônica no passado.
POR ESTADO
Cada Estado, incluindo o Distrito Federal, terá uma operadora com a venda suspensa. A punição da Anatel atinge a prestadora com o pior desempenho em cada Estado. Veja a lista das empresas proibidas de vender em cada Estado no final do texto.
O consumidor, porém, não corre o risco de ficar impedido de adquirir novas linhas de telefonia celular. Isso porque cada Estado terá suspensa a venda de apenas uma das operadoras punidas. Ou seja, se em seu Estado o consumidor não conseguir adquirir um chip de uma empresa, porque sua venda está suspensa, poderá comprar a linha de outra companhia. Editoria de Arte/Folhapress | |
PLANO
A Folha apurou que as vendas ficarão interrompidas até que elas apresentem um plano de investimento para os próximos dois anos, com metas para resolver problemas na