Administração
Nas organizações que operam com crédito, a análise das informações necessárias para o deferimento dos limites de seus clientes tem sido uma preocupação constante, por ser a área de crédito uma parte importante no relacionamento comercial, e também por propiciar o incremento dos negócios e o próprio desenvolvimento do país.
Com a globalização dos mercados e a estabilização da moeda a avaliação das empresas, no tocante à concessão de crédito, experimenta um aumento considerável do risco nas suas operações. Em função das constantes mudanças de cenário, as análises dos tomadores de crédito não podem ser mais efetuadas da mesma forma e com os mesmos critérios utilizados anteriormente, quando, em muitos casos, a simples presença do cliente era suficiente para se ter, com razoável certeza, o retorno dos recursos tomados como empréstimos.
Esta mudança de cenário pode ser verificada nas relações comerciais das empresas em geral, nas operações de empréstimos e concessões de garantias com a comunidade internacional e, de forma especial, no relacionamento com as instituições financeiras. Nas operações de crédito as instituições financeiras estão expostas a riscos, que, se não forem devidamente administrados, podem atingir patamares que colocariam em jogo a própria continuidade de suas respectivas atividades.
1.1 - IMPORTÂNCIA
Por mais que as instituições financeiras tenham se adequado aos novos tempos, existe, ainda hoje, uma preocupação constante em buscar um modelo que seja o mais eficiente possível, e que dê garantias de que após a transferência dos recursos ao cliente, haja o seu efetivo retorno.
Alia-se a essa problemática o fato de que os “spread’s” estão cada vez menores e, com isso, torna-se imperiosa a redução e/ou a manutenção dos riscos nas operações financeiras nos patamares aceitáveis dentro da “boa prática bancária”, realizada pelo mercado.
1.2 – OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é analisar, dentro da gestão de