administração
Disciplina: Teoria Organizacional
Profa. Teresinha F. J. Leite
As organizações
A administração é uma área privilegiada, presente em todas as organizações, independente da sua natureza ou dimensão. Seja nos setores eletrônicos, automotivo, farmacêutico, agronegócio, construção civil, etc. Até na moda, no esporte, no cinema há uma “pitada” de administração. Bem como numa mercearia no interior do Brasil ou numa multinacional.
Durante a maior parte da vida dos seres humanos, os mesmos fazem parte de organizações que são formadas por um grupo que trabalham em conjunto com um objetivo comum.
As organizações são importantes e exercem influência tanto para os colaboradores que nela trabalham quanto para a sociedade onde ela está inserida, isso porque elas reúnem recursos para realizar metas específicas, produzem mercadorias e serviços que os clientes desejam a preços competitivos, procuram técnicas inovadoras de produzir e distribuir com mais eficiência, criam tendência para inovação, refletindo o desejo de aperfeiçoamento.
As organizações adaptam-se e influenciam um ambiente em rápida mutação, criam valor para seus proprietários, clientes e funcionários, acomodam constantes desafios da diversidade, lidam com preocupação sobre ética, motivação e coordenação dos funcionários.
As organizações utilizam os recursos disponíveis, dividem o trabalho de forma coordenada, realizam processos de transformação para alcançar o objetivo: produtos/ou serviços, sendo eficaz, mas para isso, precisam da presença de um gestor.
As organizações necessitam da ajuda de gestores para realizar o processo de administrar e ser eficaz. “O principal motivo para a existência das organizações é o fato de que certos objetivos só podem ser alcançados por meio da ação coordenada de grupos de pessoas” (MAXIMIANO, 2002, p. 28).
Administração e o Administrador
A administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação dos recursos