administração
CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE GESTÃO PÚBLICA
DISCIPLINA: POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIEDADE
ALUNO: ALEX BARROS DA SILVA
TUTOR (a): ELIZANGELA VALE CUNHA
Aula 01: Conceitos Fundamentais
1. Relacione sociedade, regras e instituições.
O termo Sociedade como o referente de uma ordem, a qual pode ser comparada a uma “teia”, onde se dão interações entre indivíduos e/ou grupos. Estas interações são pautadas necessariamente pelas regras e instituições, e pelos papéis, que mencionamos anteriormente. Estes modelam os comportamentos individuais e coletivos, indicando o que se pode e o que não se pode fazer, num dado contexto social.
A origem das instituições sociais remete a disputas pelo controle de recursos sociais, importantes para a coesão e reprodução de uma dada sociedade (NORTH, 1991). Ou seja, na base de qualquer instituição estão conflitos em torno de recursos relevantes. Estes recursos podem ser materiais ou imateriais. Sua importância para a sociedade e o grau em que os indivíduos desejam controlá-los depende dos valores de cada sociedade.
2. Como podemos definir os grupos ou agregados sociais?
Os grupos, ou agregados sociais se definem pela adesão, voluntária ou involuntária, de um conjunto de indivíduos a certas regras e instituições. E se distinguem, uns dos outros, pela particularidade das regras que comandam cada um deles. Etnias, classes, grupos religiosos, famílias, clãs, nacionalidades, grupos de interesse, entre outros, constituem agregados ou grupos sociais.
3. De que forma podemos relacionar política e poder?
Segundo Sebim (2010, p.3), A política perpassa todos os ambientes sociais, seja nos sindicatos, nos tribunais, na escola, na rua, na igreja, na sala de jantar, na reunião partidária, nos movimentos sociais.
Política, portanto, é antes de tudo um conceito, que se refere especificamente a um conjunto particular de interações, diretamente relacionadas à distribuição do poder, nas relações sociais,