administração
Primeiramente é preciso compreender o papel que a administração desempenha para as organizações e sociedade. O processo de administrar é inerente a qualquer situação onde haja pessoas que utilizam recursos para atingir um objetivo.
Administrar é obter resultados através do esforço coletivo orientado; os resultados dependem da integração. Fixar objetivos e motivar o pessoal para atingi-los; é imprescindível que estes sejam fixados, pois embora teóricos, são as diretrizes, os indicadores para a ação coerente. Resulta minfrutíferos, no entanto, quando não há motivação para alcançá-los.
Administrar é a ação coordenada de recursos para se atingir objetivos da empresa. Administrar Recursos Financeiros, Produtivos, Materiais, Físicos, Humanos, etc. Coordenando tudo com o objetivo da maximização da produtividade. É saber interpretar tendências e estar sempre à frente dos acontecimentos; percebendo-se as transformações, antecipando-se à concorrência. É desenvolver Recursos Humanos para a expansão, que é o objetivo maior e dependente de Recursos Humanos que a sustenha.
Portanto, Administrar é educar. Como produto do trabalho educativo da Gerência participativa e inovadora, obteremos a cooperação espontânea da equipe.
“O teste decisivo da Administração é o resultado da empresa.”
FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL
Suposições sobre a natureza humana e de trabalho, têm condicionado o comportamento das pessoas dentro das organizações, desde os primórdios da civilização, mas apenas desde o início deste século, começou a estudar de forma sistemática e documentada.
Teoria organizacional é a elaboração de planos estratégicos para atingir seus objetivos e metas, o plano pode ser curto, médio e longo prazo, de acordo com a extensão e a magnitude do empreendimento. Ou seja, seu tamanho, pois isso significa que a quantidade de atividades de planejamento e deve executar cada unidade operacional, os níveis de maior ou menor.
Ressalta-se que o orçamento