Administração
A taxa de câmbio é a medida pela qual a moeda de um país qualquer pode ser convertida em moeda de outro país, ou seja, é exatamente o preço de uma moeda em termos de outra. É por meio da taxa de câmbio, que podemos relacionar dois sistemas de preços relativos de dois países quaisquer.
Como qualquer preço a taxa de câmbio é influenciada pela oferta e pela demanda, neste caso pela oferta e demanda de divisas, isto é, pela oferta e demanda de moeda estrangeira num determinado país.
Ofertantes de divisas são os exportadores que receberam medas estrangeiras que não podem ser utilizadas no país e que necessitam ser trocadas por moeda nacional. A demanda de divisas são os importadores que necessitam de moedas estrangeiras para efetuar suas compras em outras nações. Como qualquer curva de oferta e demanda, representam “desejos”, comportamento psicológico dos exportadores e importadores em relação à taxa de câmbio e ao montante de moedas estrangeiras que “desejam” comprar e vender.
Se a taxa for muito elevada, os produtores/firmas desejarão exportar, e a oferta de moeda estrangeira será muito grande.
TAXA DE CÂMBIO
R$ por dólar
PREÇO DO CAFÉ
(em dólar)
PREÇO DO CAFÉ
(em reais)
EXPORTAÇÃO
2,00
1,00
4,00
4,00
8,00
4,00
Desejam exportar mais
Desejam exportar menos
Quanto maior a taxa de câmbio, maior o volume que as empresas desejam exportar; quanto menor a taxa, menor o volume que desejam exportar. Como a oferta de divisas depende das exportações, quanto maior a taxa de câmbio, maior a oferta de divisas, e quanto menor a taxa, menor a oferta de divisas. A curva é crescente em relação ao preço, isto é, em relação a taxa de câmbio.
TAXA DE CÂMBIO
R$ por dólar
GASOLINA
(em dólar)
GASOLINA
(em reais)
IMPORTAÇÃO
2,00
1,00
0,50
0,50
1,00
0,50
Desejam importar menos
Desejam importar mais
Quanto maior a taxa de câmbio, maior a quantidade que empresas desejam importar, e menor é a demanda de divisas; quanto