administração
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
FILME TEMPOS MODERNOS: RELAÇÃO COM O PROCESSO PRODUTIVO
MISSILANIA CAETANO DA SILVA
BRASÍLIA-DF, AGOSTO DE 2013.
Filme Tempos Modernos
Em um comparativo do filme tempos modernos com o processo de produção, pode-se observar que é um retrato da vida urbana em um período industrial baseado na produção em massa, divisão do trabalho, atividades exaustivas e repetitivas. O que leva á alucinação do operário.
Em suma, o processo produtivo faz parte do egoísmo de donos de indústria, que acompanhando o consumo desenfreado da sociedade, visavam o lucro, queria produzir cada vez mais e atender as necessidades do mundo capitalista. Homens tratados como bando de animais, que ao entrarem na fábrica, parece mais em um abate. O tempo é tido como “ouro” se perdê-lo terá grande prejuízo em suas produções.
Com relação homem-máquina, aponta a rapidez que a máquina entrou na sociedade e que o homem tinha que aprender a usar e acompanhar a sua velocidade de produção em massa, ou se habituava ou era engolido por ela.
Contudo, a evolução do trabalho braçal para a máquina, levou a uma grande exigência seja no que concerne á produtos ou serviços. O homem por sua vez teria que se aperfeiçoar para está a frente do mercado, o filme mostra bem isso, o Carlitos é um operário diferente dos outros que não conseguia acompanhar a velocidade do mercado, seja como mecânico ou garçom, não estava preparado. Cabe salientar que com o processo de globalização estava exigindo bons conhecimentos, praticidade e criatividade. Algo que Carlitos descobriu por acaso a sua criatividade cantando.