Administração
Teoria de Sistemas
A Teoria Geral de Sistema surgiu no final dos anos 30, pelo cientista alemão Ludwig Von Bertalanff. A T.G.S busca produzir teorias e formulas conceituais que possam criar condições de aplicação na realidade empírica.
Os pressupostos básicos da TGS são:
a) Existe uma tendência para a integração das ciências naturais e sociais.
b) Essa integração parece orientar-se rumo a uma teoria dos sistemas
c) A teoria dos sistemas constitui o modo mais abrangente de estudar os campos não físicos do conhecimento cientifico, como as ciências sociais.
d) A teoria dos sistemas desenvolve princípios unificadores que atravessam verticalmente os universos particulares das diversas ciências envolvidas, visando ao objetivo da unidade da ciência
e) Isso conduz a uma integração na educação cientifica
A TGS fundamenta-se em três premissas básicas:
a) Sistemas existem dentro de sistemas, ou seja, todo sistema faz parte de um supra- sistemas e é constituído de sistemas menores, os subsistemas.
b) Os sistemas devem ser considerados abertos, pois vivem dentro de um meio ambiente, que por sua vez é constituído por outros sistemas. Assim, sistemas abertos estão em constante interação com os demais sistemas e com o meio em que estão incluídos.
c) Cada sistema possui uma estrutura singular, que o torna voltado para uma determinada finalidade Teoria Matemática
A teoria Matemática tenta criar modelos matemáticos que são capazes de simular situações reais em empresas, focalizando em problemas de tomadas de decisões, os modelos apresentam a realidade e simulações futuras e podem ser classificados em dois grupos: Problemas estruturados e Problemas não estruturados
Referencias bibliográficas http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_geral_de_sistemas
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 2007.