administração
A Fantástica Mary Parker Follett
Mary Parker Follett é uma americana ousada nascida em Boston no ano de 1868.ela foi uma mulher fantástica que deveria estar entre os maiores pensadores da história mas por injustiça do destino , para ser condescende com os Homens de sua época , ficou relegada ao esquecimento.
Mary Parker Follett foi tão ousada que quando o gerenciamento científico e a Administração autoritária estava no auge, ela escrevia sobre o trabalho em equipe. Hoje ela é descrita como “uma pessoa de mente e pensamentos universais” que visualizou a organização consciente como o grande objetivo espiritual dos Homens
E escreveu que o mundo necessitava de novo relacionamento entre os grupos constituintes. Para ela este era um desafio fundamental perante todas as esferas da atividade humana e não somente para uma empresa; “acredito que o fim das guerras entre as nações e entre trabalho e capital virá exatamente da mesma maneira, formando as nações em um só grupo então, perderemos a noção de antagonismo pertencente a um grupo estático, e veremos que o mundo é capaz de se integrar”
Realmente Mary Parker era muito sonhadora para ela relações entre pessoas produzem resposta, não somente entre si, mas também com os arredores e entre pessoas e o meio ambiente.
Em outras palavras, o potencial na experiência cooperativa entre equipes de trabalho será sempre maior que a soma de um e outro isso é o que chamamos de sinergia.
É uma pena que sua modéstia pessoal inata que ela se tornasse consciente de que havia trazido luz para a filosofia de uma Administração completamente nova.
Mary Parker Follett foi formada em Filosofia, direito, economia e Administração pública e foi autora de três grandes livros e suas idéias foram muito revolucionárias para sua época e em boa parte continuam sendo até hoje.