administração
Os estoques são classificados segundo o volume ou o valor monetário;
Em geral, trabalha-se com a classificação ABC.André Jun Nishizawa
Classificação de estoque
Classe A
Pequeno número de itens que representa grande porcentagem do valor total. São os itens mais caros e importantes.
Classe B
São os itens intermediários.
Classe C
Grande quantidade de itens baratos.
Numerosos, mas menos importantes.
2. OBJETIVO DO CONTROLE DE ESTOQUE
O objetivo do controle de estoque é otimizar o investimento em estoque, aumentando o uso dos meios internos da empresa, diminuindo as necessidades de capital investido.
O estoque do produto acabado, matéria-prima e material em processo não serão vistos como independentes. Todas as decisões tomadas sobre um dos tipos de estoque, influenciarão os outros tipos. Às vezes acabam se esquecendo dessa regra nas estruturas de organização mais tradicionais e conservadoras.
O controle de estoque tem também o objetivo de planejar, controlar e replanejar o material armazenado na empresa.
Controle de Estoque
Controle de estoque é o procedimento adotado para registrar, fiscalizar e gerir a entrada e saída de mercadorias e produtos da empresa. O Controle de estoque deve ser utilizado tanto para matéria-prima, mercadorias produzidas e/ou mercadorias vendidas.
O planejamento é um dos principais instrumentos para o estabelecimento de uma política de estocagem eficiente, tendo em vista que normalmente o setor de vendas deseja um estoque elevado para atender melhor o cliente e a área de produção prefere também trabalhar com uma maior margem de segurança de estoque, por outro lado, o departamento financeiro quer estoques reduzidos para diminuir o capital investido e melhorar seu fluxo de caixa, e até mesmo depender menos de capital de terceiros caso o estoque seja financiado (compras a prazo)
O controle de estoque consiste no procedimento em que se faz todo o registro a cerca de toda mercadoria possuinte, bem