Administração
A administração nasceu com os senhores feudais, passando suas terras aos servos para que eles cuidassem e produzissem o que era necessário. Mas com uma administração muito fraca, porque pouco sabia na verdade o que e como administrar as suas terras.
Mas tarde a igreja surgiu como uma nova administração, melhor aproveitando as terras e passando assim a ter mais propriedades. Fazendo crescer mesmo injustamente mais com muita eficácia para a época.
Logo depois surgiram as feiras livres que eram apenas duas por semana, logo depois passou a ser o ano inteiro. Terminando uma e começando outra assim se estendiam ao longo do ano.
Surgiram também os impostos da época, mas quem começou foi a igreja com o dízimo de 10% cobrando de todos sem exceção, acreditava-se que com o pagamento do dizimo ficaria mais próximo de Deus e também traria mais riqueza a quem paga-se.
Na idade média surgiu o pedágio, assim como nos dias de hoje.
O dinheiro foi a grande revolução da época, pois eles ficaram mais independentes e com mais fácil acesso a tudo, pois o dinheiro era aceito por todos, facilitando a moeda corrente do mercado.
Tudo requer administração até mesmo nas tarefas mais fáceis do dia a dia, têm que fazer escolhas e opções todo o tempo.
TGA – Teoria Geral da Administração
No inicio do século XX, surge Frederick Winslow Taylor, um engenheiro norte-americano que introduziu o conceito da chamada Administração Científica, revolucionando todo o sistema produtivo e criando a base sobre a qual se desenvolveu a atual Teoria Geral da Administração, Taylor preconizava a prática da divisão do trabalho, enfatizando tempos e métodos a fim de assegurar seus objetivos, a máxima produção com o mínimo de custo seguindo os princípios da seleção cientifica do trabalhador, do tempo padrão, do trabalho em conjunto, da supervisão e da ênfase na eficiência. Surge aí, também as relações humanas, onde o bem estar dos trabalhadores era um dos fatores para o bom funcionamento da