Administração
Autora: Jéssica Louisiana Natália Caetano
Resenha.
O texto de Jéssica Caetano organizações mecanicistas x organizações flexíveis fala sobre as teorias clássicas da administração com ênfase nas teorias de Frederick Taylor, Henry Ford, Henri Fayol.
Segundo o texto as teorias clássicas da administração foram sendo desenvolvidas de acordo com os problemas enfrentados na época da revolução industrial onde se precisava economizar mão-de-obra e focar no pensamento administrativo para que se pudesse aumentar a produção dentro das fabricas. Por este motivo Frederick Taylor começou a buscar esse aumento produtivo dentro das fabricas dividindo os departamentos para que o trabalho não ficasse concentrado em apenas um departamento assim desgastando o funcionário assim ele criou um método padrão de divisão de trabalho inserindo a ciência na produção das fabricas por este motivo sua teoria leva o nome de administração cientifica. Para aumentar a eficiência industrial ele inseriu métodos científicos chamados de observação e mensuração.
Ele acreditava que não adiantava os trabalhadores se matarem de trabalhar para aumentar a produção e sim dividir as tarefas com eficiência aumentaria muito mais o rendimento dos operários.
Mesmo com a remuneração dos funcionários e a divisão de trabalho inteligente Taylor foi considerado o maior inimigo dos trabalhadores, pois em sua teoria via os funcionários como parte da empresa assim como as maquinas.
O resultado de maior sucesso da aplicação da teoria de Taylor foi a fabrica de automóveis de Henry Ford que adaptou a teoria clássica de Taylor em sua produção e obteve o maior grau de produção em sua fabrica com a divisão de trabalho e a padronização das peças de seus carros ele aproveitou e começou a especializar os trabalhadores de sua fabrica para aumentar ainda mais a eficiência do trabalho dentro de sua empresa assim o método de Taylor depois de