administração
As Variáveis no nível do indivíduo influenciam na previsão de determinadas atitudes dentro de uma organização.
Quando as pessoas estão inseridas em uma organização, já são possuidoras de determinadas características que vão influenciar seus comportamentos no trabalho. As características mais óbvias são aquelas pessoais ou biográficas, como idade, sexo e estado civil; características de personalidade; sua estrutura emocional; seus valores e atitudes; e seus níveis básicos de capacitação. Essas características estão essencialmente intactas quando o indivíduo entra para uma organização.
Existem outras quatro variáveis no nível do indivíduo que afetam o comportamento dos profissionais: percepção, tomada de decisão individual, aprendizagem e motivação.
Fazermos uma descrição detalhada das tarefas envolvidas em um cargo, determinarmos a relação deste cargo com outros, além de averiguamos o conhecimento, habilidades e capacidades necessários para que uma pessoa tenha bom desempenho, são alicerces para descobrir o quanto sua inteligência somada a outros atributos pode contribuir para um desempenho e produtividade eficaz.
O contexto/ambiente não teria uma influencia maior sobre esse desempenho?
Segundo Robbins(2004) O mundo como é percebido é o mundo importante para o comportamento, ou seja aquilo que se percebe em um determinado ambiente afetara seu comportamento e decisões, sua maneira de se portar ao outro, quando uma pessoa observa e tenta interpretar o que esta percebendo é influenciada por suas próprias características, pois cada individuo tem uma percepção diferente do outro.
Um ambiente favorável, motivador, adequado, e cheio de possibilidades é um dos caminhos para se alcançar um melhor desempenho, mas contudo a percepção que o individuo possui, dentre esse aspecto é preponderante para um bom desempenho.