Quim inorganica
Concentração da Água Oxigenada
Água Oxigenada
A água oxigenada ou peróxido de hidrogênio tem a fórmula H2O2. É um conhecido oxidante que pode ser formado naturalmente no organismo durante o metabolismo oxidativo em organismos aeróbios obrigatórios ou facultativos. No comércio encontrasse geralmente em uma solução a 3%. Quando pura, é um líquido viscoso, de densidade 1,46 g/mL, incolor e de cheiro semelhante ao do ácido nítrico. Seu ponto de fusão é 2°C, seu ponto de ebulição é 85°C. É solúvel em água comum, em todas as proporções.
É um composto instável, decompondo-se com liberação de gás oxigênio (O2) à temperaturas ordinárias, principalmente em meio básico. A solução á sempre comercializada em meio ácido (geralmente acidulada com ácido fosfórico, H3PO4). Em presença de metais, carvão, ou bióxido de manganês finamente pulverizado, ela se decompõe com facilidade e com efervescência, em um processo bastante exotérmico. Obtém-se pela ação de ácidos sobre peróxidos.
Hoje em dia a produção industrial de água oxigenada se dá pela auto oxidação do 2-alquil-antrahidroquinona. Num processo conhecido como processo de Riedl-Pfleiderer.
A água oxigenada se decompõe naturalmente em água e oxigênio em uma reação exotérmica catalisada pela luz. Por isso, os frascos de água oxigenada devem ser foscos, para evitar a degradação (desproporcionamento) da mesma.
Encontra diversas aplicações, tanto residenciais como industriais.
A decomposição do peróxido de hidrogênio com liberação de O2 ocorre de acordo com a equação abaixo, havendo relação massa-volume indicada:
2 H2O2 → 2 H2O + O2↑
2 . 34,02 gde H2O2 produz 22,4 litros de O2 nas CNTP
Quando se adiciona solução de permanganato de potássio (KMnO4) a uma solução de peróxido de hidrogênio acidificada com ácido sulfúrico (H2SO4), a reação que ocorre pode ser assim equacionada:
2 KMnO4 + 3 H2SO4 + 5 H2O2 → K2SO4 + 2 MnSO4 + 8