ADMINISTRAÇÃO
CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
MURAID CORREIA DEAZEVEDO
TURMA: 1 ADNA
ADMINISTRAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO
BOA VISTA-RR
2013
ENTENDIMENTO SOBRE GLOBALIZAÇÃO
Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente.
IMPACTOS DA GLOBALIZAÇÃO NA ECÔNOMIA MUNDIAL E NACIONAL
Diante do fenômeno da globalização imposto pela nova ordem neoliberal, é relevante considerar a ideologia que integra a política econômica e social dos governos.O capitalismo foi impulsionado a partir da década de 80 baseado na prosperidade econômica, na formação de mercados livres e altos índices de produtividades das empresas que foram estimuladas pela competição global.
Entretanto o modelo capitalista global mostrou-se possuidor de elementos estruturais que revelam uma perversa realidade: o aumento da pobreza e a exclusão dos países periféricos. Nestes países, principalmente os latino-americanos, foi imposto pelas grandes potências econômicas mundiais, através de processo estruturado desenvolvido pelo Banco Mundial e pelo Fundo Monetário Internacional. Os motivos da imposição de políticas econômicas neoliberais em países periféricos deram-se pelo declínio do Estado de Bem-Estar Social ( WelfareState) e a necessidade de resguardar o capital privado dos grandes investidores internacionais.
O Estado- nação latino- americano faliu e tornou-se incapaz de estabelecer uma normatização que assegurasse os