administração
1.1. Conceituação de Administração da Produção
O processo produtivo, conforme Starr (1971, p. 17) é definido como:
(...) qualquer processo ou procedimento que tem por objetivo transformar um conjunto de entradas em um conjunto específico de saídas. Neste contexto, processo está relacionado às atividades ou seu conjunto, que se inicia na transformação de insumos, agregando valor e resultando em um ou mais produtos e/ou serviços para os clientes. (RITZMAN; KRAJEWSKI, 2004). Assim, Moreira (2004) define o sistema de produção como o complexo de atividades e operações inter-relacionadas envolvidas na produção de bens ou serviços.
1.2. Funções Gerenciais A administração da produção engloba o planejamento, a organização, a direção e o controle dos processos produtivos, de modo que se complementem para alcançarem os objetivos da organização. Podemos exemplificar estas funções com a definição apresentada por Moreira (2004, p. 7):
O planejamento dá as bases para todas as atividades gerenciais futuras ao estabelecer linhas de ação que devem ser seguidas para satisfazer objetivos estabelecidos, bem como estipula o momento em que essas ações devem ocorrer.
Organização é o processo de juntar (combinar) os recursos produtivos: pessoal (mão-de-obra), matérias-primas, equipamentos e capital. Os recursos são essenciais à realização das atividades planejadas, mas devem ser organizados coerentemente para um melhor aproveitamento.
Direção é o processo de transformar planos que estão no papel em atividades concretas, designando tarefas e responsabilidades específicas aos empregados, motivando-os e coordenando seus esforços.
O controle envolve a avaliação do desempenho dos empregados, de setores específicos da empresa e dela própria como um bloco, e a consequente aplicação de medidas corretivas se necessário.
1.3. Expectativas de um sistema de Administração da Produção
Os sistemas de administração da produção