Administração
Administração, muitas teorias desenvolvidas com o tempo, algumas até utilizadas nos dias de hoje. As organizações buscam incansavelmente por uma boa administração, e nessa busca houve muitas teorias, que com o tempo foram sendo melhoradas, aperfeiçoadas e bem sucedidas. Das teorias veio os processos, alguns lentos param serem desenvolvidos, mas com ótimos resultados. Hoje com tantas empresas bem sucedidas é difícil parar pra pensar que um dia com muito trabalho os interessados para que as organizações tivesse sucesso trabalhou duro pra chegar nessa maravilhosa Administração que sendo praticada ao pé da letra levanta e segura às organizações lá em cima e não deixa cair.
RELATÓRIO: Fundamento da administração e teorias da administração
A administração tem um conceito específico, um enfoque em um aspecto particular para cada organização. A administração consiste em interpretar os objetivos proposto pela a organização, tem que planejar organizar, direcionar todos os lados da empresa a fim de atingir seu foco que são os objetivos desejados.
Cada autor conceitua administração em sua óptica particular. Taylor analisando os modos de trabalho da produção identificou falhas nos processos produtivos, Taylor observou que cada operário poderia produzir um terço a mais do que produzia, isso fez com que Taylor despertasse para a necessidade de criar métodos para que esses operários produzissem mais em menos tempo. Então ele criou a administração cientifica.
O método Taylorismo foi adaptado com muito sucesso na fábrica de automóveis de Henry Ford. Com maior grau de produção em massa, padronizou veículos peças e especializou o trabalhador por meio de divisão do trabalho em linha de montagem.
Temos a teoria clássica de Fayol, substituindo o enfoque analítico e concreto de Taylor por uma visão sintética, global e universal. Para Fayol toda empresa desempenha sete funções: