Análise de Pirâmides Etárias
MEC - Ministério da Educação e Cultura
Análise de pirâmides etárias Comparação do Município de Castelo - ES com os municípios de Tartarugalzinho - AP e
Massaranduba - SC
Alunos: Jonas Mendes Fiorini e Raphael Louzada Valentim
Turma: IMI4
Disciplina: Geografia
Professor: Flávio Palhano Fernandes
Data: 24/07/13
Introdução
O trabalho foi feito para a disciplina de geografia com o objetivo de analisar as pirâmides etárias encontradas no site
"http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?dados=26&uf=32#topo_piramide".
Mostra o município de Catelo - ES, que apresenta 34.747 habitantes e densidade demográfica de 52,31 hab/km², segundo censo de 2010.
Mostra o município de Tartarugalzinho - AP, que apresenta 12.563 habitantes e densidade demográfica de 1,87 hab/km², segundo censo de 2010.
Mostra o município de Massaranduba - SC, que apresenta 14.674 habitantes e densidade demográfica de 39,31 hab/km², segundo censo de 2010.
Análise das Pirâmides Etárias
Castelo - ES
2000
Na pirâmide de Castelo no ano de 2000, percebe-se uma pirâmide em fase de transição de jovem para adulta, na qual a taxa de natalidade começa a diminuir, mas ainda apresenta um bom valor. A expectativa de vida começa a aumentar na cidade, o que mostra que a mesma já saiu do estágio inicial de desenvolvimento. Dos anos recentes, os anos que tiveram uma maior taxa de natalidade foram entre 1980 e 1986, o que é mostrado na maior porcentagem de população com essa faixa etária (10% da população de 15 a 19 anos).
Analisando a população masculina e feminina, percebe-se que há uma quantidade maior de indivíduos do sexo masculino desde as crianças até os adultos, mas ao chegar nas idades mais avançadas, há um aumento na quantidade de indivíduos do sexo feminino, chegando a passar o número de homens, o que mostra que a expectativa de vida das mulheres está sendo ligeiramente maior nessa época.
Outra observação a ser