Administração
Está área abrange todas as decisões da empresa que tenham implicações financeiras, abrangem na maioria, relações com cooperações (sociedades anônimas).
• Investimentos
São recursos depositados de forma temporária ou permanente na atividade da empresa, devendo ser levar em conta os riscos e retornos potenciais ligados ao investimento em um ativo financeiro, para que se possa determinar ou definir preço/ valor agregado de um ativo financeiro. Os ativos financeiros são classificados no Balanço Patrimonial em investimentos temporários e em ativo permanente (ou imobilizado) • Instituições financeiras
São empresas onde se analisa os negócios de mercado de capitais, tais como aplicações, investimentos ou empréstimos, determinando qual melhor posição financeira suficiente devemos aceitar, portanto analisa os riscos e benefícios do empreendimento, se o negocio é viável ou não.
• Finanças Internacionais
São transações diversas podendo envolver cooperativas, investimentos ou instituições, mas que serão feitas no exterior, tais como as taxas de câmbio, investimentos externos , sendo preciso um analista financeiro internacional que conheça e compreenda este ramo de mercado.
Analista Financeiro
Analisa o mercado financeiro, verificando assim todo tipo de movimentação, contudo as informações obtidas no demonstrativo lhe dirá qual a situação que a empresa encontrasse no momento, apontando assim melhorias e falhas, e a partir dos dados a ser passados para a gerencia poderá se medir os riscos existentes e prejuízos para que a empresa não venha a falência. O analista consegue antecipar metas, facilitando e favorecendo as estratégias e melhorias necessárias a serem repassadas para a gerencia financeira.
Gerente de Orçamento de Capital O gerente identifica o planejamento e gestão dos investimentos de uma empresa em longo prazo, orçando assim se o valor para empresa é superior ao seu custo de aquisição.