administração
Linhas de Crédito – Curto e Longo Prazo
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – SP
2013
São limites de crédito, do tipo empréstimos, concedidos a pessoas físicas ou jurídicas, oferecidas por instituições bancárias ou financeiras. As linhas de crédito têm seus limites estipulados por meio da análise de renda, ou seja, quanto uma pessoa ou empresa recebe/fatura por mês. Várias instituições financeiras oferecem linhas de créditos aos micro e pequenos empresários. Existem vários objetivos dessas linhas de crédito, como por exemplo:
- linha de crédito para investimento e/ou investimento fixo
Investimento ou investimento fixo é o capital destinado à aquisição de máquinas e/ou equipamentos e obras civis indispensáveis à implantação, modernização, funcionamento ou ampliação da empresa.
- linha de crédito para capital de giro
É o recurso destinado para compra de mercadorias, reposição de estoques, despesas administrativas etc.
De uma forma simples é possível definir a política de financiamento como sendo o conjunto de decisões que tem em vista a obtenção dos capitais necessários ao crescimento e gestão da empresa. Na perspectiva do balanço, estas decisões resultam em alterações na composição e extensão dos empréstimos obtidos e do capital próprio da empresa.
Quanto à origem dos capitais é comum distinguir-se entre interno e externo. O financiamento interno (autofinanciamento) corresponde à retenção pelas próprias empresas dos resultados por elas gerados, (os resultados líquidos retidos), acrescidos da dotação anual para amortizações e da variação de provisões.
O financiamento externo refere-se aos fundos obtidos juntos dos sócios atuais ou fundos futuros (em capitais próprios) e os que resultam do recurso a credores (empréstimos). No caso dos capitais alheios (empréstimos) a empresa assume a obrigação do seu reembolso num prazo pé determinado e obriga-se a pagar o custo da utilização (Juros) destes capitais, ao passo