Administração
CAPÍTULO I
IMPORTÂNCIA DA LEITURA
O bom leitor é aquele que está constantemente atualizado. Para isso, é preciso ler e, principalmente, ler bem, Quem não sabe ler, não saberá resumir, não saberá tomar apontamentos e, finalmente, não saberá sequer estudar.
A leitura amplia e integra os conhecimentos, abrindo cada vez mais os horizontes do saber, enriquecendo o vocabulário e a facilidade de comunicação. Quem lê constrói sua própria ciência; quem não lê memoriza elementos de um todo que não se atingiu.
Portanto, ler significa conhecer, interpretar, decifrar. A maior parte dos conhecimentos é obtida através da leitura, que possibilita não só a ampliação, como também o aprofundamento do saber em determinado campo cultural.ou científico.
Ler significa também eleger, escolher, ou seja, distinguir os elementos mais importantes daqueles que não o são e, depois, optar pelos mais representativos e mais sugestivos.
1.1 – SELEÇÃO DO QUE DEVE SER LIDO
O título de um livro ou artigo é a primeira informação que temos sobre o seu conteúdo, mas não deve ser um critério para escolha da leitura. Deve-se examinar sumariamente o material, observando-se o nome do autor, seu curriculum, a “orelha” do livro, o índice, documentação ou notas de “rodapé”, a bibliografia, bem como o prefácio. A observância destes elementos nos ajudará a selecionar o material que deve ser lido.
1.2 – VELOCIDADE E EFICIÊNCIA NA LEITURA
Ao contrário do que muitos pensam, a leitura veloz não prejudica a eficiência ou a compreensão dos textos. Quem lê bem e velozmente faz o seu tempo render. Não existe uma velocidade padrão de leitura, sendo a velocidade em função do gênero de leitura e das peculiaridades de cada leitor. Deve-se ler num ritmo forçado, pois evita a dispersão da atenção. É nossa obrigação desenvolver a velocidade de leitura, aumentando com a prática, sem prejuízo da compreensão do texto.
1.3