administração
A tecnologia esta cada vez mais próxima da sociedade na qual os materiais estão cada vez melhores, um aplicações cada vez mais satisfatória e avançado no rigor de qualidade e durabilidade. Em pavimentos esta situação não é diferente, pois já tem no mercado vários produtos e métodos para construir uma pavimentação com qualidade, segurança e reduzindo o desgaste dos pavimentos.
Nesta situação, em estradas e pisos sujeitos a grande cargas, o pavimento rígido em concreto está cada vez mais sendo aplicado, pois ele representa muitas vantagens em relação a outros tipos de pavimento flexíveis, alem de que quando se incorpora ao pavimento fibras de aço, melhora o desempenho do pavimento, aumentando sua resistência, reduzindo o aparecimento de fissuras, tornando-o cada vez mais dúctil.
No Brasil, a pavimentação foi e é objeto de estudo a anos, na qual apartir de 1950, a pavimentação teve um grande desenvolvimento, portanto houve a necessidade de normatizar procedimentos, especificações de serviço e técnicas de construção.
Portanto há procedimentos de execução que envolvem a pavimentação, onde pode-se citar o DNIT, DNER, artigos publicado entre outras fontes de material relevante em relação a este assunto Pavimento Rígido que será abordado no decorrer deste trabalho acadêmico.
Portanto, o Pavimento pode ser definido como uma superestrutura constituída por um sistema de camadas de espessuras finitas, assentados sobre um semi-espaço considerado teoricamente como infinito (infra-estrutura ou terreno de fundação) a qual é designada de subleito (Manual do DNIT, 2006).
2. PAVIMENTO RÍGIDO
Existem vários tipos de pavimento, como pode-se citar o Rígido, o Semi-rígido e o Flexível, além de outros como pavimento permeável, o intertravado entre outros.
Conforme o Manual do DNIT(2006) , pode-s conceituar pavimento flexível como aquele em que todas as camadas sofrem deformação elástica significativa sob o carregamento aplicado e portando a carga