Administração
“A liderança é a capacidade de conseguir que as pessoas façam o que não querem fazer e gostem de o fazer.” Harry Truman Toda organização é um empreendimento social e precisa de uma prática administrativa. Neste sentido a Administração pode ser considerada uma ciência ou uma arte. A Administração propõe o desenvolvimento da melhor forma de agir para obter os resultados esperados. A tarefa da Administração é basicamente integrar e coordenar recursos organizacionais.
De acordo com Stoner (1999), a Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforços realizados pelos membros da organização e o uso de todos os outros recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos. Para Chiavenato (2000), o conceito de Stoner é relevante no que diz respeito à Administração, no entanto ele completa sua definição dizendo que: a tarefa básica da Administração é a de fazer as coisas por meio de pessoas de maneira eficiente e eficaz. Ainda conforme autor, faz-se referência ao advento da Teoria das Relações Humanas que trouxe uma nova linguagem ao processo administrativo. Hoje a linguagem mais utilizada é motivação, liderança, comunicação e gestão de conhecimento. Os antigos conceitos de autoridade, hierarquia e racionalização do trabalho caíram por terra e foram deixados de lado. Na percepção do autor, motivação é o processo pelo qual as pessoas se comportam. Por muito tempo a Administração Cientifica baseava-se em homem econômico que era motivado apenas pelo dinheiro. Mas, uma experiência de Hawthorne 1 demonstrou que este não é o único fator decisivo para motivação de pessoas.
De acordo com Gil (2001), Administração de Recursos Humanos começou na década de 1960, quando palavras como Administração de Pessoal e Relações