Artigo contrato social Rousseau
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DO CONTRATO SOCIAL – JEAN JACQUES ROUSSEAU
VILHENA – RO
2013
DO CONTRATO SOCIAL – JEAN JACQUES ROUSSEAU
Artigo apresentado a UNIR – Universidade Federal de Rondônia, na disciplina Instituições do Direito Publico do Curso de Administração, com a finalidade de aprimorar meus conhecimentos e obtenção de nota. Sob a orientação da Prof.ª Aparecida Magali.
Vilhena – RO
2013
INTRODUÇÃO
Neste trabalho trataremos o questionamento que Rousseau levanta sobre qual a forma de administração que seja segura para o homem. O objetivo é apresentar as ideias principais tratadas no livro, segundo o que foi apresentado por Rousseau. Ele indaga sobre, como seria possível preservar a liberdade natural do homem, e ao mesmo tempo garantir a segurança e o bem estar da vida em sociedade? Isso seria possível através de contrato social onde prevaleceria à soberania da sociedade, a vontade coletiva, de modo a instituir justiça e paz para submeter o poderoso e o fraco buscando a união entre as pessoas que viviam em sociedade.
APLICAÇÃO DO CONTRATO SEGUNDO ROUSSEAU
O livro de Rousseau trata de vários temas sociais logo no inicio o autor aborda sobre o direito de vida ou morte e a escravidão. Ainda levanta um questionamento sobre o porquê do homem nascer livre e se deixar tornar escravo. Essa liberdade pressuposta que na verdade não existe em muitos casos. Ele condena a escravidão, pois ela remete a força. Por isso defende a liberdade. Sobre o poder dos mais fortes ele diz que se a força não produz nenhum direito, restam então às convenções como base de autoridade legitima entre os homens, e que um homem não se dá gratuitamente se não houver o uso da força. Por isso renunciar a liberdade