Administração
Os profissionais do RH são agentes da mudança dentro da organização, e são eles quem capacitam a empresa para operar as 3 mudanças: de iniciativas (que são aquelas concentradas na implementação de novos projetos, programas ou procedimentos), de processo (mudanças nas maneiras pelas quais os trabalhos são realizados) e as culturais (são as mudanças que reconceituam os métodos fundamentais de negociar). O RH vai ter sucesso como o agente de mudança da organização quando conseguir a resolução dos problemas, quando alcançar os resultados do planejamento e quando adquirir entusiasmo em relação às suas possibilidades. Para alcançar o sucesso é preciso ficar atentos aos obstáculos, que muitas vezes passam despercebidos. São eles:
1. Saber que as mudanças devem seguir atreladas a estratégia da empresa.
2. É um erro a mudança ser vista como moda passageira.
3. Os profissionais do RH colocam, em algumas situações, como se fossem de curto prazo.
4. Não se deve deixar que a realidade política da organização sabote a mudança.
5. Quando se tem grandes expectativas, pode ser que o sucesso seja simplório.
6. É preciso que exista um bom líder para coordenar e fazer acontecer a mudança.
7. Muitas vezes se tem projetos de mudança inflexíveis.
8. O RH precisa ter uma perspectiva mensurável do resultado que pretende alcançar.
9. A organização não pode ter medo do desconhecido e do novo.
O dever dos profissionais do RH devem superar todos esses obstáculos e ser competentes para vencer todos eles de forma eficaz e eficiente.
4 passos para as mudanças de iniciativa e de processo São 4 passos que os agentes da mudança devem seguir para ajudarem a organização a atingir novos objetivos e fazer atingi-los rapidamente. O primeiro passo é identificar fatores-chave para o sucesso na formação da capacidade para a mudança. Esses fatores foram identificados, em 1992, por uma equipe de desenvolvimento da General Eletric em Crotonville. Os 7