Administração
Estudo de Caso - Filme: Colateral
- Descreva os planejamentos encontrados no filme, relacione todos com a fundamentação teórica do trabalho.
1º Planejamento – A lista.
O objetivo do planejamento é fornecer aos gestores e suas equipes uma ferramenta que os municie de informação para a tomada de decisão, ajudando-se a atuar de forma pró-ativa, antecipando-se as mudanças que ocorrem no mercado em que atuam.
Segundo Oliveira (2005), o planejamento estratégico está relacionado com os objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los, afetando a empresa como um todo.
No Filme: No inicio do filme, quando o assassino entra no taxi, ele já tem o seu planejamento estratégico pronto, que é a lista.
2º Planejamento – O assassinato das cinco pessoas.
Desvantagens:
Os planejamentos baseiam-se em estimativas, estando sujeito a erros maiores ou menores, segundo a sofisticação do processo de estimação.
O plano de resultados por si só, não garante o resultado projetado, deve ser continuamente monitorado e adaptado ás circunstâncias.
No Filme: Ele errou no primeiro assassinato, pois atiro no cara em frente à janela.
Por conta disso, ele acabou caindo ensima do taxi, fazendo com que o taxista se envolvesse nos assassinatos também.
3º Planejamento – O sonho do taxista.
Michael Porter, importante autor no campo da estratégias, afirma que uma empresa sem planejamento “ocorre o risco de se transformar em uma folha seca, que se move ao capricho dos ventos da concorrência.
Segundo Tomanini, quando uma empresa estabelece uma missão, ela está manifestando sua vontade de prosseguir num caminho, independente das dificuldades e espera que seus colaboradores contribuam nesta trajetória.
No Filme: O taxista tinha um planejamento pessoal que não saiu do papel.
O sonho dele era ter uma frota de limusines diferenciadas.
4º Planejamento – O trabalho do taxista.
Vantagens: