Administração
Administrar nada mais é que arte de gerir uma organização fazendo uso de técnicas adquiridas no decorrer de formação/graduação entre outras formas de estudos ou atualização para poder alcançar os objetivos almejados de forma eficiente, eficaz e com responsabilidade social e ambiental.
Lacombe (2003, p.4) diz que a essência do trabalho do administrador é obter resultados por meio das pessoas que ele coordena.
Drucker (1998, p. 2) diz que administrar é manter as organizações coesas, fazendo-as funcionar.
As principais funções administrativas são: * Fixar objetivos (planejar); * Analisar: conhecer os problemas * Solucionar problemas; * Organizar e alocar recursos (recursos financeiros e tecnológicos e as pessoas); * Comunicar, dirigir e motivar as pessoas (liderar); * Negociar; * Tomar as decisões; * Mensurar e avaliar (controlar)
A Administração tem a função de ajudar a analisar, ajudar a definir e a cumprir as metas da organização. Esta alocada praticamente a todos os departamentos, nos quais gere recursos financeiros, materiais, humanos e mercadológicos. Trabalha na condução de relações empregados e Empresa, participando dos processos de seleção, admissão e demissão de funcionários, e do relacionamento com os sindicatos de cada categoria. Coordena recursos materiais, controlando a compra e a estocagem de matérias-primas. No setor financeiro, cuida de custos, orçamentos e fluxo de caixa. Também se envolve com a publicidade e o marketing, na promoção de vendas dos produtos ou serviços da empresa. A Administração esta nos mais diversos setores - hospitais, fábricas, escolas, ONGs, empresas do setor público e aquelas dedicadas ao comércio pela internet.
O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E A PROFISSÃO DE ADMINISTRADOR
Uma resolução do MEC, que passou a vigorar em 2007, estabeleceu que as linhas de formação específicas nas diversas áreas de Administração não podem constituir uma extensão ao nome do curso. Isso significa