Administração
Loja de artigos esportivos
Apresentação do Negócio
Loja de artigos esportivos é um negócio que está relacionado aos benefícios de atividades físicas no combate ao estresse e ao sedentarismo. É um mercado bastante promissor, caracterizado pela existência de consumidores voltados para o culto à saúde e à aparência, a chamada
“geração saúde”, e que sofre uma grande influência da popularização dos esportes.
As modalidades esportivas como futebol, vôlei, basquete, esportes de aventura, etc. exercem influência direta sobre a clientela.
O público-alvo é bastante abrangente, composto por pessoas de ambos os sexos, jovens e adultos, e em sua grande maioria pertencentes à classe média e alta.
Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração do plano consulte o SEBRAE mais próximo.
Mercado
A indústria de artigos esportivos faz parte do grande segmento de negócios na área de esportes.
Pesquisa realizada em 2007, pela Associação Brasileira da Indústria do Esporte indicou que o mercado de artigos esportivos movimenta cerca de 2% do PIB. Só o mercado de confecção de roupas para ginástica movimenta U$ 360 milhões por ano, o que corresponde a aproximadamente 2% do faturamento global do setor de vestuário, de acordo com a Associação Brasileira de Vestuário – Abravest.
Pesquisa realizada pelo IBOPE revela que 1,3% da população brasileira pratica atividades físicas na modalidade indoor.
Estima-se que exista no Brasil, atualmente, mais de 13 mil confecções esportivas, cerca de 7 mil lojas especializadas e 14 mil que vendem algum item esportivo, somente o varejo é responsável por um faturamento anual de R$ 4,73 bilhões com a venda de mais de 85 milhões de pares de tênis, 13 milhões de bolas de futebol por ano e outros equipamentos relacionados à prática esportiva. Existem cerca de 7 mil academias de ginástica que são freqüentadas por aproximadamente 2% da população economicamente