Administração
Henrique Montserrat Fernandez
Todas as empresas possuem clientes. Vendem produtos para eles há anos, mas em geral não se preocupam em conhecê-los.
Os clientes são a razão da existência de uma empresa. É preciso agradá-los. São muito importantes, uma vez que são eles que darão dinheiro em troca de produtos / serviços e, conseqüentemente, manterão a empresa viva.
Mas, parece que algumas empresas não se deram conta disso. Basta ver como somos tratados no dia-a-dia por muitas delas.
É flagrante o desrespeito pelo consumidor, lemos sobre isso diariamente nos jornais. Essas empresas não percebem para onde estão caminhando.
Para evitar esses problemas na sua empresa, tenha sempre em mente o ditado: "faça aos outros o que gostaria que fizessem a você". Portanto, atenda seus clientes como você gostaria de ser atendido (parece óbvio, mas infelizmente para muitos, ainda não é).
Outro fator que pode azedar sua relação com os clientes é oferecer preço e/ou prazos menores que a concorrência e acabar por não conseguir atender o contratado. É muito importante estabelecer relações contratuais claras e factíveis e cumpri-las.
***
Antes de se abrir uma empresa, deve-se conhecer seus clientes potenciais e o mercado em que atuará.
Num mercado qualquer, há sempre um conjunto de concorrentes, clientes e fornecedores que dominam e determinam o comportamento desse mercado, através das transações por eles realizadas. Um exemplo disso no Brasil, são as grandes redes de supermercados, que acabam por influenciar os preços no varejo e conseqüentemente afetam todos os demais supermercados, desde os preços praticados a suas relações com clientes e fornecedores. Conhecer as relações que afetam o mercado em que sua empresa atua é vital para a continuidade da mesma. É importante para a empresa agir e não apenas reagir ao mercado.
Por isso, manter informações atualizadas sobre esses fatores e especialmente do cliente é