Administração
Atividade III: Competências para o século 21
Analisem as competências abaixo e digam por que elas seriam consideradas as mais importantes para o século 21, sobretudo importantes para organizações competitivas, a saber:
• Pensamento crítico:
São ferramentas indispensáveis às empresas do século XXI, e a ausência desses itens, constitui um entrave sério na vida de qualquer empresa, comprometendo a mesma, ditando seus dias de vida no mercado, pois fazem parte de um “conjunto de elementos dinamicamente relacionados, em interação, que desenvolvem uma atividade para alcançar um objetivo ou propósito.”
Esses são elementos básicos, cujas interações dão forma à organização e, sobretudo importante para a função de Gestão de Pessoas, fornecerem as coordenadas para que a organização aproveite da melhor forma possível todos os talentos que possui.
• Capacidade de resolução de problemas:
A capacidade de resolução de problemas cria um diferencial competitivo para a organização dentro de um processo de modernização das empresas, criando a necessidade de capacitar os funcionários para resolução de problemas mais complexos. Isso proporciona uma cultura de inovação, em que idéias criativas e multiplicadoras de conhecimento são valorizadas.
• Capacidade decisória:
Cabe, enfim, ao gestor de pessoas, analisando o contexto no qual atua administrar de forma equilibrada para que as pessoas produzam de forma natural, criativa e prazerosamente; gerar condições positivas para que o colaborador se identifique com o produto de seu trabalho da forma mais saudável possível.
• Colaboração:
Organizações não sobrevivem sem pessoas, e para que se mantenham no mercado com grande diferencial competitivo é fundamental que, a cada dia, maiores investimentos sejam feito na área de pessoas. Quanto mais próxima a alta